O Brasil é um dos países com maior número de usuários no Facebook. E os alunos de hoje fazem parte dessa grande comunidade, muitos mantem uma conta ativa e passam uma parte do dia navegando nele. Por isso a necessidade pensar como fazer do seu uso uma ferramenta para o conhecimento e para tornar a aula mais dinâmica.

O próprio Facebook disponibilizou este ano uma série de dicas para professores e gestores usarem a rede social dentro e fora da sala de aula e, ainda, orienta como guiar os alunos no seu uso. O seu conteúdo é em inglês e está disponível aqui, a rede social também criou uma página chamada Facebook Education, que reúne experiência de educadores.

Confira abaixo algumas dicas de como fazer um bom uso dessa rede social com seus alunos:

1 – Compartilhando experiências

O Facebook é uma ótima ferramenta para que professores  e alunos de uma mesma escola possam compartilhar suas experiências na sala de aula. Na rede social os educadores podem compartilhar assuntos interessantes, proposta pedagógicas, discutir temas atuais, desenvolver projetosc e se aproximar dos alunos. 

2- Tirando dúvidas

Com as redes socais os alunos têm a possibilidade de conversar com o professor a qualquer momento para esclarecer dúvidas, ou o próprio professor pode marcar um horário para atender aos alunos com dúvidas. Mas, é preciso ter atenção para que as questões postadas sejam respondidas.

3 - Mostre os projetos desenvolvidos

Nas redes sociais os professores também podem dar a oportunidade para que a comunidade escolar conheça os trabalhos dos alunos por meio do compartilhamento dos resultados. Assim, também, os alunos sentem-se valorizados.

4 - Crie grupos de monitoria

Colocar os alunos em grupo para que possam ajudar uns aos outros. Assim, um aluno que tem mais dificuldade pode ser acompanhado pelo seu colega que o ajudará nas atividades. Essa ação, além de dinamizar o tempo do professor com o aluno, ainda pode fortalecer os vínculos de confiança e amizade entre a turma.

5 - Crie eventos

Para que nenhum aluno esqueça a data da prova ou entrega de trabalhos, crie eventos que possam lembrá-los das tarefas. Os eventos também podem ser convidando os alunos para algo interessante que vai acontecer na região e que contribua para a sua formação.


Essas são só algumas das possibilidades de uso do Facebook na educação, mas já é uma boa forma de começar!

faceb.JPG