Classificando Animais

Versão 3

    Resumo
    O sistema moderno de classificação dos seres vivos permite-nos organizar milhares de espécies em poucas “árvores de famílias” nas quais os membros compartilham certas características. Nesta unidade, os alunos elaboram seu próprio sistema de classificação de animais, o que os incentiva a refletir sobre características essenciais. Eles utilizam a Ferramenta de Classificação Visual para descobrir o que já sabem (e o que precisam saber) sobre sistemas de classificação. Em seguida, aprendem o sistema de classificação elaborado por Lineu e reutilizam a ferramenta para avaliar quanto entenderam e quanto sabem aplicar o conceito de classificação científica.


    Perguntas de Construção do Currículo

    Pergunta Essencial
    • Tudo tem seu lugar?
    Pergunta da Unidade
    • Como podemos classificar animais para estudo?
    • De que modo os animais são como nós?
    Pergunta de Amostra de Conteúdo
    • Quais características são importantes para se classificar ou agrupar animais?
    • Como Lineu desenvolveu o sistema de classificação que leva o seu nome?

     

    Descrição
    Esta ideia de projeto faz uso da Ferramenta de Classificação Visual. Vá até o Site de Classificação Visual e familiarize-se com a ferramenta.


    Reúna os alunos em grupos e lhes distribua um conjunto de materiais semelhantes, tais como diferentes tipos de botão em pelo menos quatro níveis (cores, números de buracos, tipo de material e tipo de botão). Os grupos devem decidir desde o nível mais geral até o mais específico e devem compartilhar seus sistemas de classificação. Em seguida, iniciam um registro científico, anotando a resposta inicial à Pergunta Essencial: Tudo tem seu lugar?, e refletem sobre as vantagens de classificar os objetos. Após essa atividade, apresente a Pergunta da Unidade: Como podemos classificar os animais para estudo? Trabalhando em duplas, os alunos recebem uma lista de animais e respondem quais se assemelham mais ao homem. Utilizam a Ferramenta de Classificação Visual para colocar os animais em ordem, classificando-os de acordo com as características semelhantes às dos humanos. Por meio do caixa de Comentários, os alunos expõem suas justificativas em poucas palavras.


    Em seguida, peça a cada dupla para utilizar o recurso de Comparação para analisar as classificações a partir do restante da classe e deduzir quais características utilizaram para classificar os animais e em que ordem cada equipe as classificou. Por exemplo, se uma equipe classificou o macaco como o animal com mais características semelhantes às do ser humano, porque se parece mais com o homem, então a característica aplicada será a “física”. Outra equipe classificou o cachorro no topo da lista porque os cães e os humanos geralmente vivem juntos. Neste caso, a característica aplicada é “habitat”.Instrua as duplas a redigir uma análise comparando suas características com as de outras equipes e demonstrando qual equipe apresentou a correlação mais alta. Além disso, peça aos alunos que incluam o critério que aplicaram para chegar a essa alta correlação. Em seguida, cada equipe deve editar e corrigir a classificação original, incluindo as características que realmente utilizaram para classificar um determinado animal.


    Trabalhando com a classe, os alunos devem chegar a um acordo sobre o conjunto de características que utilizarão para classificar animais, de acordo com a lista que haviam elaborado em duplas. Em seguida, os alunos devem dispor as características em ordem de importância e postar a lista feita pela classe. Os alunos devem corrigir e editar a lista à medida que a unidade se desenvolve e seu entendimento aumenta. Utilize uma variedade de atividades práticas para dar aos alunos a oportunidade de aplicar essas características na classificação de diferentes animais.


    Por meio de leituras, filmes e recursos online, apresente aos alunos o sistema de classificação desenvolvido primeiramente por Aristóteles, mais tarde por Lineu, e finalmente, o sistema moderno de classificação (baseado em Lineu), utilizado atualmente.
    Auxilie os alunos a entenderem por que o sistema de Aristóteles foi substituído pelo de Lineu e por que este foi modificado. Forneça aos alunos uma lista de animais a partir do phylum Chordata. Peça-lhes que façam uma pesquisa detalhada sobre o animal que escolheram na lista e que incluam suas características e classificações.


    Por fim, peça aos alunos que retornem à Ferramenta de Classificação Visual, analisem as classificações e decidam qual dupla chegou à classificação mais próxima daquela utilizada oficialmente hoje (ou até mesmo no passado). Em seguida, os alunos devem revisar suas classificações iniciais, indicando o animal mais próximo do ser humano, cientificamente falando, depois o segundo mais próximo, e assim por diante. Os alunos devem justificar seu raciocínio, mencionando os conhecimentos aprendidos na unidade. Verifique se os alunos mencionam e relacionam essas informações. Utilize o recurso de Comentários da Ferramenta de Classificação Visual para analisar os comentários dos alunos e avaliar seu raciocínio.


    Observe a Atividade de Classificação Visual
    A área de trabalho da Classificação Visual abaixo representa a classificação de uma equipe neste projeto. A visualização que você tem é funcional. Você pode passar o mouse sobre o triângulo vermelho para ver os comentários da equipe e clicar no recurso Comparar para ver como outras equipes classificaram os itens.


    Nome do Projeto: O mais parecido com o homem (Clique aqui para postar este projeto no seu espaço de trabalho)

    Pergunta: Quais animais são classificados como os mais próximos aos humanos? Classifique os seguintes animais do mais semelhante ao menos semelhante ao ser humano.

    Explore uma demonstração interativa


    Reveja a Pergunta Essencial: Tudo tem seu lugar? Os alunos redigem um texto, analisando opiniões e ideias sobre esta pergunta, sustentando-as com exemplos extraídos de suas pesquisas. Para avaliar os textos individuais dos alunos, utilize a rubrica ou guia de avaliação.


    Uma rápida olhada

    Ano: 5o ao 8o ano do EF

    Matéria: Biologia

    Habilidade de Raciocínio Mais Elevado: Tomada de Decisão, Análise

    Aprendizagem Central: Características de Seres Vivos; Compreendendo o Sistema de Classificação de Lineu

    Tempo Necessário: cinco aulas de 45 minutos


    Introduzindo a classificação científica, os alunos criam seu próprio sistema classificatório antes de estudar Linnaeus.