Experimente

Versão 5

    Conheça os recursos do aplicativo Avaliação de Projetos da Intel® Education — um lugar para criar novas avaliações por meio de pesquisa, seleção e alteração de exemplos mantidos em uma biblioteca de avaliações das habilidades exigidas no século XXI. Você pode criar e salvar suas avaliações ou modificar as existentes, as quais avaliam capacitações como resolução de problemas, auto-suficiência, colaboração e raciocínio crítico.


    Demonstração

    Use a demonstração para explorar a Biblioteca de Avaliação e analisar listas de verificação, rubricas e guias de pontuação relacionados a capacitações cognitivas, processos, produtos e desempenhos.

     

    Tutorial


    Usando o aplicativo Avaliação de Projetos
    A professora do terceiro ano Sohn está planejando uma unidade sobre máquinas simples. Ela quer que seus alunos colaborem com um colega de turma de outro estado para investigar máquinas simples em seus ambientes e compartilhem as máquinas simples que eles criaram. Eles planejam criar um wiki para publicar o trabalho dos alunos na Internet. Durante essa unidade, ela se concentrará nas habilidades exigidas no século XXI de auto-suficiência e colaboração. A professora usa o aplicativo Avaliação de Projetos para criar as avaliações da seguinte forma:


    • Ao debater idéias para a unidade, ela navega na Biblioteca de Avaliação para ver os tipos de avaliação disponíveis que se relacionam ao que ela deseja que os alunos aprendam nesta unidade.
    • Em seguida, ela pesquisa na Biblioteca de Avaliação avaliações associadas a auto-suficiência, colaboração e máquinas simples.
    • Ela encontra uma rubrica de auto-suficiência e uma lista de verificação de colaboração que gostaria de usar em sua unidade, mas primeiro será necessário modificá-las para que se adequem ao projeto.
    • No passado, a professora Sohn teve êxito com uma rubrica que usa para avaliar a publicação feita por alunos usando wikis. Ela quer salvá-la na Área de Trabalho do Professor, então utiliza o aplicativo para criar do zero esta avaliação.
    • A professora Sohn quer que sua avaliação considere as habilidades exigidas no século 21. Ela usa o recurso Pesquisa rápida para copiar traços de outras avaliações e adicioná-los à sua rubrica de wiki.

     

    Depois de criar algumas avaliações, a professora Sohn organiza-as gerenciando sua Biblioteca Particular.


    Para incluir elementos gráficos e outros recursos de criação, além de compartilhar suas avaliações com os colegas na sala dos professores, ela exporta as avaliações para seu computador e usa o recurso de e-mail para compartilhar seus recursos.



    Navegando pelas Avaliações


    Navegando na Biblioteca de Avaliação
    Depois de entrar na Área de Trabalho do Professor usando o nome de usuário e senha, a professora Sohn navega pela Biblioteca de Avaliação para ver o que há disponível.


    Ela clica no sinal de mais localizado antes de cada categoria da Biblioteca de Avaliação para ver as subcategorias. Quando ela clica em uma subcategoria, aparecem os títulos de todas as avaliações dessa subcategoria, e descrições breves da avaliação são exibidas no painel à direita. Quando ela seleciona uma determinada avaliação, uma descrição mais detalhada aparece no painel à direita.




    Copiando traços ou itens


    Adicionando traços ou itens de outras avaliações
    A professora Sohn modificou a rubrica de auto-suficiência para adequá-la a seus alunos. Agora ela quer incluir nela traços de outras avaliações.




    Criando Avaliações


    Criando do zero uma avaliação
    Em uma unidade anterior, a professora Sohn criou uma rubrica para ajudar seus alunos a auto-avaliar o trabalho de colaboração usando um wiki. Ela quer incluir essa rubrica em sua Biblioteca Particular para que possa copiar nela traços de outras avaliações da Biblioteca de Avaliação. Para isso, ela cria do zero uma avaliação clicando no ícone Criar avaliação no painel direito da Área de Trabalho do Professor.



    A professora Sohn digita o conteúdo de sua rubrica no aplicativo. Em seguida, adiciona linhas e colunas e as arrasta para organizá-las em outra ordem. Ela pode usar o recurso Pesquisa rápida para copiar traços de outras rubricas em sua avaliação.




    Exportando Avaliações


    Melhorando as avaliações
    A professora Sohn quer incluir alguns recursos na sua avaliação que não podem ser adicionados no aplicativo. Ela exporta a Rubrica de wiki sobre máquinas simples para seu computador pessoal, onde pode usar um processador de texto ou software de planilha para fazer mais alterações.



    Depois de exportar a avaliação para seu computador, a professora Sohn inclui recursos para torná-la mais útil para seus alunos e para ela mesma. Por exemplo, é possível:


    • Adicionar cabeçalhos personalizados, com espaço para nome, data, turma ou matéria
    • Alterar a cor, o tamanho ou o estilo do texto
    • Alterar as cores, as bordas ou outras propriedades da tabela
    • Incluir figuras, gráficos ou diagramas
    • Mesclar células, linhas ou colunas para organizar as informações
    • Incorporar à avaliação documentos úteis, como instruções para usar citações ou dicas para o projeto
    • Adicionar espaços para os alunos definirem metas, monitorar o próprio progresso e refletir sobre seu aprendizado

     

    Compartilhando avaliações
    Com freqüência, a professora Sohn colabora com outra professora que conheceu durante o treinamento Intel® Teach Essentials Course. Ela quer compartilhar a avaliação com essa professora. Para isso, seleciona a Rubrica de wiki sobre máquinas simples e clica no botão E-mail, localizado no painel à direita da Biblioteca Particular.




    Gerenciando a Biblioteca Pessoal


    Organizando a Biblioteca Particular
    Até agora, a professora Sohn acumulou algumas avaliações em sua Biblioteca Particular. Para organizá-las, ela cria pastas e subpastas.




    Modificando Avaliações


    Personalizando uma avaliação
    A professora Sohn deseja usar uma rubrica de auto-suficiência do ensino fundamental ciclo II encontrada na pesquisa. Ela precisa adaptá-la para os alunos dos ensino fundamental ciclo I, além de incluir referências específicas ao projeto no qual os alunos estão trabalhando nesta unidade.



    A professora Sohn pode fazer diversas alterações nas avaliações de sua Biblioteca Particular dentro do aplicativo. Por exemplo, é possível:


    • Excluir classificações para descrever apenas dois ou três níveis de desempenho
    • Adicionar classificações para descrever mais de quatro níveis de desempenho
    • Reordenar as classificações em ordem crescente
    • Alterar os níveis de classificação de números para palavras, como Excelente, Bom, Satisfatório, Em desenvolvimento, etc
    • Alterar os níveis de classificação para pontos possíveis (criar um guia de pontuação)
    • Adicionar ou excluir traços ou itens
    • Modificar os descritores para torná-los mais específicos para uma determinada unidade ou projeto
    • Alterar a linguagem para adequar a avaliação a outra faixa etária
    • Reordenar traços (linhas) ou classificações (colunas)

     


    Pesquisando Avaliações


    Pesquisando a Biblioteca de Avaliação
    Como o foco da professora Sohn para esta unidade é a colaboração e a auto-suficiência, ela quer saber quais avaliações da Biblioteca de Avaliação tratam dessas habilidades exigidas no século XXI. Ela então usa o recurso de pesquisa para procurar avaliações de auto-suficiência.


    Depois de navegar pela Biblioteca de Avaliação e fazer a pesquisa, a professora salva as avaliações que julga apropriadas na sua Biblioteca Particular. Ela salva três tipos de avaliação: listas de verificação, rubricas e guias de pontuação.


    Em sua pesquisa de auto-suficiência, ela encontrou uma lista de verificação para ajudar os alunos a pensar sobre o próprio trabalho durante os projetos. Os alunos completarão a lista de verificação enquanto trabalham e ela servirá de base para as reuniões com os alunos.


    Ao pesquisar avaliações de auto-suficiência, Sohn também encontrou uma rubrica para alunos do ensino fundamental que ela pode modificar para usar com seus alunos.


    A professora Sohn pesquisa avaliações de “ciências” na Biblioteca de Avaliações e encontra um guia de pontuação para um diário que faz parte de uma unidade sobre insetos. Seus alunos criarão um diário para o projeto de máquinas simples, e ela gostaria de modificar essa avaliação para adequá-la à sua unidade.