3 Replies Latest reply on Jul 11, 2016 7:37 AM by saviobc

    De olho nas tendências

      Com as rápidas mudanças no cenário tecnológico, é essencial que gestores e educadores estejam atentos às tendências e inovações que podem ser aproveitadas para evoluir as práticas pedagógicas. Com base nesta demanda e a partir de sua experiência na área de tecnologia para a educação, a Eruga destaca com exclusividade para o portal Universia Brasil quatro das principais tendências atuais. Confira:

       

      1 - Realidade aumentada

      Para tornar a aprendizagem uma experiência mais interativa, muitas instituições estão adotando atecnologia de realidade aumentada integrada a conteúdos didáticos. Trata-se de um recurso que permite aos alunos visualizarem animações e interagirem com elementos gráficos apontando um smartphone ou tablet para a página de um livro, por exemplo. Aliando a tecnologia a técnicas de gamificação é possível levar para o dia a dia do estudante uma forma mais lúdica e natural de aprender.

      2 - Internet das Coisas

      Essa é a tendência de conectar diversos itens usados do dia a dia à internet e a outros objetos, como computadores e smartphones, visando a integração entre o mundo digital e o mundo físico. O objetivo é interligar diferentes dispositivos inteligentes para que eles interajam entre si e com seus usuários para tornar o nosso dia a dia mais fácil. As chamadas casas inteligentes, por exemplo, podem ser automatizadas e ter suas principais funções controladas por meio de um tablet.

      3 - Wearables
      Chamados de “tecnologia para vestir”, eles tomam a forma de gadgets usados no dia a dia, como relógio inteligente (smart watch), óculos de realidade aumentada e pulseiras para monitoramente de exercícios físicos, por exemplo. Atualmente, o mercado de wearables está em acelerado crescimento: estimativas da empresa de Business Inteligence Berg Insight apontam para um total global de venda de 64 milhões de dispositivos vestíveis no ano de 2017. Na área educacional, os óculos de realidade aumentada têm alto potencial para o ensino técnico, pois são capazes de trazer para o ambiente real elementos gráficos interativos, reforçando o aprendizado a respeito de maquias e equipamentos.

      4 - Bring your own device
      Traduzida de forma literal, a tendência significa “traga seu próprio dispositivo” e diz respeito ao fato de ser cada vez mais comum que as pessoas levem para os ambientes de estudo e trabalho seus dispositivos móveis para realizar tarefas. Dessa forma, torna-se essencial que a infraestrutura desses locais esteja preparada para atender essa demanda, que pode ser aproveitada para estimular uma maior interação dos usuários com conteúdos multimídia e também a interação com outras redes de pessoas, em qualquer parte do mundo. A iniciativa torna o aprendizado uma experiência mais próxima dos estudantes, além de oferecer para as instituições de ensino a possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem único.

      Fonte: Eruga / Especial para a Universia Brasil