15 Replies Latest reply on Dec 29, 2016 12:56 PM by pjmenegasso

    Que Escola você quer?

    institutoparamitas

         


      As tecnologias móveis são uma realidade a qual devemos nos aliar, não é possível negar suas possibilidades dentro e fora da sala de aula, basta nos apropriarmos delas e entendermos que aprender a operar os dispositivos móveis é um processo necessário, mas não suficiente. São os programas e aplicativos aliados ao currículo, à apropriação das tecnologias por professores, alunos e uma infraestrutura de qualidade, que transformam essas tecnologias em um universo de infinitas possibilidades.

       

      Pensando nisso e tendo o vídeo como subsídio, colocamos para você uma provocação: Como é a escola que você quer? Como lidar com as tecnologias móveis no ritmo acelerado em que chegam na sociedade contemporânea? Qual o sentido de tudo isso para você, seus alunos, e a sua escola?


      Para responder qual seu posicionamento em relação a essa provocação, clique em:

      Responder.png ou reply.png

      Logo ali abaixo!
        • Re: Que Escola você quer?
          oscargrace

          Percebo uma escola, mesmo que precariamente, dando os primeiros passos rumo ao século XXI. Mas ainda tímidos porque a inclusão das tecnologias digitais  no ambiente escolar passa pelo professor que precisa sentir-se apto a utilizá-la. Essa aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com a do aluno que já traz melhor domínio de alguns dos recursos disponíveis no mercado, entretanto é preciso haver treinamento para ambos. 

          1 of 1 people found this helpful
            • Re: Que Escola você quer?
              RamonCruz

              Acredito ser essencial termos uma dupla motivação: Ela tem que vir de fora, a partir de treinamento e formação, e deve ser intrínseca também. Apesar dos pesares, não é tão difícil ter literacia digital, como qualquer aprendizado demanda tempo e paciência, com a vantagem de na Internet termos muitas pessoas que já possuíram dúvidas que podemos vir a ter e com isso a existência também das respostas para estes problemas. O desafio maior não é, na minha opinião, obtermos esse conhecimento, o desafio maior é a "Escola", como instituição, entender os benefícios que a tecnologia pode trazer para si e para os alunos.

              1 of 1 people found this helpful
              • Re: Que Escola você quer?
                carlamaneschy

                Concordo que muito ainda precisa ser desmistificado quanto ao uso de tecnologia móvel pelo professor. Percebo que timidamente alguns profissionais se perdem ao  adequar os recursos disponibilizados hoje pela tecnologia móvel, aos objetivos curriculares, pois além resistir barreiras quanto ao uso do equipamento na escola ficam muitas vezes sozinhos

                ao desenvolverem seus projetos didáticos. Portanto não adianta desenvolvimento de softwares apropriados, adequação de currículos e capacitação de professores, sem que haja políticas públicas para utilização dos dispositivos móveis para uma educação de nativos digitais.

                1 of 1 people found this helpful
                • Re: Que Escola você quer?
                  selmabessaluna

                  Perfeito Grace. Nossos professores somente poderão utilizar qualquer recurso digital quando se apropriarem da ferramenta.

                  Assim faz-se necessário  políticas públicas para  formação de professor. Você participou, ou conhece alguém que participou  de alguma formação do Proinfo?

                  UCA, Projetos, Redes Sociais?

                  Formações que necessitavam da presença dos NTEs nos municípios e estados.

                  Não era muita coisa mas já possibilitava que o professor tivesse acesso as experiências de sucesso com o uso das tecnologia.

                  Obrigada,

                  Selma Bessa

                  Fort./Ce.

                • Re: Que Escola você quer?
                  raqlima2003

                  A minha percepção em relação a escola que queremos está no mesmo sentido do vídeo, com professores mediadores do processo de ensino e aprendizagem e a tecnolocia utilizada tanto pelos professores como pelos alunos. Mas, tenho dúvidas de quando isso se tornará uma realidade, pois poucas escolas possuem a infraestrutura necessária, como também os professores a sua formação. De qualquer forma, o uso da tecnologia é uma realidade e devemos todos tentar, mesmo que a passos lentos usá-la como for possível. Atualmente tenho comunicação com alunos pelo Whats Zap. Também com alunos do Ensino Médio criei um grupo de estudos e postagem de materiais neste mesmo veículo.

                  1 of 1 people found this helpful
                    • Re: Que Escola você quer?
                      selmabessaluna

                      Oi Raquel bom dia, muito legal suas palavras: "De qualquer forma, o uso da tecnologia é uma realidade e devemos todos tentar, mesmo que a passos lentos usá-la como for possível.". E o uso das tecnologias por nossos professores vai sendo assim, quando eles se apropriam, incorporam em seu dia-a-dia bem como passam a também utilizar na prática pedagógica. Vejamos o caso do what zap. Esse recurso digital estar sendo utilizado pelos professores em seu cotidiano que já e possível pensar em projetos pedagógicos para torná-lo um aliado ao ensino e aprendizagem. Nós em Fortaleza/Ce. estamos com formações para os professores readaptados ai eles mesmos já pensaram em um Grupo para eles, com administração de alguns deles e da nossa equipe de formação. Em seguida já foi discutido, aceito e criado outro Grupo para tratarmos de outro assunto especifico que é "Computador Interativo e Lousa Digital", uma vez que esse equipamento está chegando nas escolas. Assim essa experiência de uso do what zap  está sendo riquíssima em discussão, desenvolvendo a autonomia deles, veiculando informações corretas para dúvidas de  instalação da lousa, uso pedagógico, manutenção, garantia etc... Todos os participantes já se envolveram e ficam dando retorno de seu aprendizado vivenciado durante a formação e os emergentes nas escolas.

                       

                      Obrigada,

                      Selma Bessa - Fort./Ce.

                      1 of 1 people found this helpful
                    • Re: Que Escola você quer?
                      lucarelli

                      Uma escola mais dinâmica, com maior participação dos alunos, incentivo da escola para o uso das novas tecnologias e os dispositivos móveis.

                      1 of 1 people found this helpful
                      • Re: Que Escola você quer?
                        benites

                        ...os alunos já vivem esta realidade com os dispositivos móveis. Então trata-se de nós, professores, nos atualizarmos para que possamos desenvolver nossos conteúdos de forma diferente de apresentá-los e trabalharmos com outro tipo de apropriação.

                        1 of 1 people found this helpful
                        • Re: Que Escola você quer?

                          thank you A more dynamic school, with greater participation of students, school incentive for the use of new technologies and mobile devices.

                          • Re: Que Escola você quer?
                            benites

                            Nilza R. Benites Chui

                            A escola é vista culturalmente como um espaço em que não há tempo para o prazer, em que temos que cumprir os deveres e esperar que acabe. Muitos passam a semana esperando pelo final de semana, o ano esperando pelas férias e a fase adulta para sair da escola. Mas cada vez ao avançarmos o nível de ensino vamos vendo que o estudo nunca pára, ou melhor, nunca deveria parar, deveríamos sempre estar em contínua formação, pois o conhecimento não é estático e nem imutável, ele está em constante transformação e renovação e para conseguirmos estar atualizados enquanto profissionais precisamos estar estudando sempre.

                            Mas como fazer isto se estudar sempre foi visto como cansativo e trabalhoso? Muitas pessoas encontraram educadores em suas vidas que os motivaram e mostraram a importância do estudo  de forma prazerosa, mas muitos não conseguiram ter esta consciência e querem distância das salas de aula. Esta situação só poderá ser modificada com os professores de agora buscando diferenciar com aulas mais interativas,em grupos mais leves e lúdicas, tornando assim a escola um ambiente menos repressivo  e o estudo, o aprendizado simples e natural. Que as pessoas possam sentir prazer aprendendo e estudando, aliás, que possam aprender e estudar efetivamente em suas escolas.


                            1 of 1 people found this helpful
                              • Re: Que Escola você quer?
                                selmabessaluna

                                Olá professora Nilza, gostei bastante de suas palavras principalmente  quando remete a ideia de que nossos professores estão buscando uma forma diferenciada de dar aulas. Por isso estudam, pesquisam e tentam ficar atualizados para oferecer ao seu aluno o que também merecem, e é necessário para uma boa prática pedagógica, "aulas mais interativas,em grupos mais leves e lúdicas, tornando assim a escola um ambiente menos repressivo  e o estudo, o aprendizado simples e natural".

                                A questão toda é que durante a formação do professor, de um modo geral, não ocorrem essas práticas diferenciadas. Ai como por exemplo um professor utilizará um projeto no twitter se o mesmo ainda não se apropriou desse recurso digital como possibilidade pedagógica?

                                Infelizmente ainda não temos, para a grande maioria de nossos professores em todo Brasil,  aulas diferenciadas durante a formação dele a nível de graduação.

                                O que nos anima para estudar, pesquisar e querer inovar é por que gostamos e acreditamos em mudanças. E principalmente porque sabemos que os recursos tecnológicos podem potencializar nossa aula e melhorar a aprendizagem de nossos alunos.

                                Por fim, desejo que em nosso desejo de melhorar a aprendizagem de nossos alunos estejam sempre conosco.

                                Atualmente estou mediando uma formação para os professores readaptados, aqui em Fortaleza, e já conseguimos mostrar que eles sempre podem aprender mais.

                                Aproveitando que chegaram nas escolas públicas do município o "Computador Interativo e Lousa Digital" criamos oficinas onde eles se apropriam dos recursos da lousa digital e já aprendem também sobre QR Code, onde cada participante já leva em seu celular o " Manual do usuário da Lousa Digital".

                                A experiência está sendo fantástica. E eu super feliz por saber que "Inovar é fazer diferente".

                                Obrigada,

                                 

                                Selma Bessa - Fortaleza/Ce.

                                Segue registro da Formação- Selma Bessa | Flickr - Photo Sharing!

                              • Re: Que Escola você quer?
                                selmabessaluna

                                Sobre o vídeo, me chamou atenção a forma interativo em que a vida corria no dia-a-dia da escola e das pessoas. Super show poder planejar, discutir, interagir com os envolvidos na escola tendo como suporte as tecnologias. E gente a escolha do cardápio para o almoço! Um sonho só!  Já pensou poder almoçar e escolher o cardápio virtualmente. Muitas vezes gastamos o horário de almoço somente na busca de onde, como e o que almoçar....ai lá se foi nosso tão diminuído horário do almoço. ehehehe....

                                Outro momento significativo foi a frase: "Aprender a operar os dispositivos móveis é um processo necessário, não o suficiente.". Certíssimo. A questão  não  é se apropriar ou não das ferramentas digitais. E sim fazer a transposição para o pedagógico. Como tornar a aula  com melhor possibilidade do aluno aprender com tais recursos? Leva-nos a entender que a formação é primordial para o incentivo a pesquisa, a socialização das informação e o amplo conhecimento das experiências de sucesso.

                                Vamos continuar estudando galera! Mesmo por que estamos todos conectados.

                                Educação em rede - Educação em Rede - YouTube

                                1 of 1 people found this helpful
                                • Re: Que Escola você quer?
                                  saviobc

                                  A escola que eu quero, e a que veja os alunos como sujeitos, com habilidades e capacidades únicas que devem ser preparados para vida independente de cor sexo e religião. Que seu espaço físico seja atrativo e equipado. Que seu currículo seja pensado de forma coletiva, envolvendo seus pares e ministrado de forma a desperta os interesses dos sujeitos diversos, usando as diversas ferramentas e os recursos tecnológico educacionais disponíveis.

                                  Que os professores, que nela atua, seja valorizado e respeitado. Mas que também sejam interessados em sua auto formação e valorização. Que reconheçam sua responsabilidade e capacidades de lidar com os sujeitos, com habilidades e capacidades únicas e que devem prepara-los para vida independente de cor sexo e religião. Que os professores tenham no mínimo, habilidades e capacidades para lidar e usar as diversas ferramentas e recursos tecnológico educacionais disponíveis em suas escolas.

                                  E que sua equipe gestora tenha a percepção voltada e focada no pedagógico, que todos os sujeitos e espaços das escolas remetam o seu foco na qualidade do ensino. E que para isto, depende sim de recursos e espaços físicos atrativos e equipados.

                                  • Re: Que Escola você quer?
                                    pjmenegasso

                                    Penso que a escola que queremos deve ser aquela em que a aula instrutiva deixa de ser o foco principal, pois nela o centro da atividade está no docente, e não no aluno. Neste modelo o aluno copia cola e responde por decorar, não existe aprendizagem.

                                    Acredito que devemos focar a escola no sentido de primeiro colocar o estudante no centro do processo, ele lê escreve o que aprende e socializa com o orientador(novo papel docente, como parceiro da aprendizagem) e reescreve o que seus argumentos sustentam de conhecimento que é construído pelo estudante com base em sua compreensão dos textos em que são utilizados para leitura e de preferencia de mais de uma fonte.

                                    Aumentar aulas de nada serve, pois como no Brasil é um atentado ao aluno colocar ele 8 10 12 horas na escola sem ter o que fazer.

                                    A escola precisa estar prepoarada co os docentes treinados para a pesquisa com base na autoria do estudante.

                                    Precisamos de boas bibliotecas, e de boas salas de pesquisa, laboratórios de pesquisa e inovação, onde os estudantes são orientados a construir o seu conehcimento e não mais a aula por aula, aula por cópia da cópia de textos antigos não atualizados e sem qualidade autoral.

                                    Attenciosamente

                                    Paulo Jose Menegasso