2 Replies Latest reply on Jun 22, 2016 8:24 AM by luraposo

    Como melhorar a qualidade da educação?

    institutoparamitas

      Essa é uma pergunta que atinge a todos envolvidos na educação e que permite muitas respostas possíveis. Porém, no documento-base do Seminário Internacional de Tecnologias para a Transformação da Educação na América Latina, “Tecnologias para a transformação da educação: experiências de sucesso e expectativas”, alguns pontos levantados foram consenso:

      • O conceito do ensino como mera transmissão de conteúdos deve ceder lugar para novas metodologias que possibilitem o desenvolvimento das competências dos estudantes;
      • O pilar fundamental da qualidade educativa são as competências profissionais docentes;
      • O uso da tecnologia na educação permite criar ambientes de ensino e aprendizagem que facilitem o desenvolvimento das competências.

       

      Concorda com as questões levantadas nos tópicos acima? Como você acredita que é possível melhorar a qualidade da educação?

        • Re: Como melhorar a qualidade da educação?
          manoela.bueno

          Concordo. E acredito que a melhoria da qualidade da educação será possível por meio da construção de uma Base Nacional Comum que vise o aprofundamentos dos conteúdos estudados, levando em conta a concepção de mundo do aprendiz; aprendizagem por meio do trabalho de campo com experiências práticas e exploração dos espaços; e a abordagem da diversidade local e nacional. Consequentemente, ter a tecnologia implementada no plano pedagógico das escolas para possibilitar no desenvolvimento de atividades mais ilustrativas e na concepção de ambientes mais interativos.

          2 of 2 people found this helpful
          • Re: Como melhorar a qualidade da educação?
            luraposo

            Hoje o profissional em educação precisa se envolver mais com o mundo tecnológico que é o meio de seus alunos, se ele pretende estar presente na forma de pensar e agir precisa ser englobado no sentido de proporcionar conhecimento de forma agradável para eles, na metodologia de Papert, o construcionismo como base pedagógica. Desenvolver habilidades profissionais que acompanhem a evolução e que não se limite a mesmice de transmissão de conhecimento, isso não combina mais com a geração x.

            2 of 2 people found this helpful